top of page

Pensamentos intrusivos

  • Foto do escritor: Marcelo Martins
    Marcelo Martins
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

ree

Muitas vezes, somos invadidos por pensamentos que parecem não ter fim, onde a mente analisa situações em detalhes, criando várias hipóteses sobre o que "pode" acontecer. É importante que você saiba que esses pensamentos intrusivos e antecipatórios não definem quem você é, mas surgem como uma condição da ansiedade. O que ocorre é uma tentativa do seu cérebro de prever situações em busca de segurança. Existe uma falsa percepção de que, se você conseguir pensar em todas as possibilidades e prever cada detalhe de uma situação, você estará seguro, blindado contra o erro ou o sofrimento e manterá o controle da situação. É como se a sua mente dissesse: "Se eu me preocupar o suficiente agora, nada de ruim vai acontecer depois".



Essa estratégia gera um efeito contrário. Ao tentar controlar o mundo externo e prever cada passo do futuro como uma forma de organizar o seu mundo interno tentando se livrar do medo e da insegurança, você acaba alimentando a própria ansiedade. Quanto mais você tenta antecipar e controlar as situações futuras, mais ansioso você fica. Isso acontece porque o excesso de pensamentos é a dificuldade de lidar com a incerteza, uma característica na ansiedade. A preocupação com o futuro tem seu lado bom quando nos ajuda a planejar, mas quando ela ocupa horas do seu dia, tornando-se constante sobre o que ainda nem aconteceu, ela deixa de ser útil e passa a gerar apenas sofrimento.



Eu sei que não é fácil lidar com esses pensamentos que parecem ter vida própria e não vão embora apenas porque queremos. Mas o caminho da melhora é possível. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trabalha justamente nesse ponto: o objetivo não é impedir você de pensar, mas ajudar a alcançar uma percepção mais organizada e aceitável do futuro. O tratamento foca em diferenciar o que é um problema real do que é uma preocupação improdutiva, ajudando você a desenvolver a aceitação daquilo que é imprevisível. Ao aceitar que nem tudo está no seu controle, você paradoxalmente ganha mais controle sobre suas próprias emoções, aliviando o peso de ter que carregar o mundo nas costas.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

@ Piscólogo Marcelo Pinheiro Martins CRP 18/7203

bottom of page